Piercings no nariz


Piercings no nariz


Um dos lugares mais frequentes vistos para colocar piercing sem dúvida é no nariz. As pessoas estão cada vez mais se rendendo e adotando um piercing, como é o caso de até algumas celebridades. O Piercing no nariz é utilizado tanto por mulheres como por homens, porém as mulheres lideram as buscas por piercing no nariz por ser mais um acessório de beleza.

Algumas pessoas não utilizam piercings e outros acessórios com "medo" de não serem aceitos em ambientes de trabalho, realmente existe uma descriminação contra pessoas que usam desse acessórios nas grandes empresas, porém o piercing no nariz é bem simples e as vezes passa despercebido, o que pode não ser um problema para quem quer fazer entrevistas de emprego ou para quem não quer ter problema com o emprego atual.

As jóias que são usadas para o piercing no nariz possuem diversos tamanhos e modelos, os preferidos são as delicadas e quem contém somente uma pedrinha brilhosa, mas as argolas também são bastante requisitadas.

Como todo piercing que é colocado no corpo, deve-se ter um cuidado extra nas primeiras semanas para não inflamar e nem infeccionar. Cuidado também se deve ter na hora de procurar um bom profissional para fazer o piercing no nariz, é muito importante a higienização do lugar e da pessoa que pratica o ato.

Furando o nariz

Muitas pessoas ao decidir colocar um piercing no nariz ficam apreensivas e com medo da dor que pode ser causada quando a agulha perfurar para dar entrada a joia. Não adianta mentir e dizer que não dói, porque dói, mas dor é muito relativo. Algumas pessoas possuem uma tolerância maior para a dor, o que torna a colocação do piercing mais tranquila, sem maiores transtornos. Outras pessoas já acham extremamente doloroso ter o seu nariz furado e acabam desistindo da ideia.

É preciso antes de tudo ter certeza do que se quer. Não adianta deixar ser levado por modinhas que logo acabarão, pois por mais que um piercing possa ser retirado quando quiser, ele pode deixar marcas irreversíveis, como cicatrizes ou algum problema maior em consequência de alguma rejeição

Riscos

Além de estar certo do que se quer fazer, é preciso que o indivíduo tenha plena consciência dos riscos que um piercing no nariz traz e quais os cuidados essenciais após a colocação do piercing.

O nariz é um dos lugares mais vascularizados do corpo e é uma estrutura que nos proporciona uma das funções vitais do organismo, no caso, respirar. Quando se coloca um “corpo estranho”, o organismo tende a rejeitar, por isso é preciso estar atento quanto à higiene. Se o piercing for uma estrutura reta que é dobrada por dentro, para que não caia, a limpeza tem que ser maior ainda e o cuidado também. Esse tipo de piercing é difícil para limpar e pode acabar ficando preso em algum lugar, como toalhas e roupas. Por isso, a atenção precisa ser redobrada, pois os riscos de lesão no local do piercing é bem grande. Além disso, no momento de dormir é difícil ter controle e dormir sempre do mesmo lado, a fim de evitar que algo possa machucar o piercing.

Outro risco que se tem ao colocar um piercing é o aparecimento da famosa e temida quelóide. Muitas pessoas não possuem uma cicatrização adequada ou simplesmente sofreu algum trauma que interrompeu na cicatrização habitual. Esses fatores podem levar ao aparecimento da queloide, que é um tecido cicatricial protuberante, o que pode causar transtornos e problemas emocionais para o individuo, levando ele a ficar com vergonha da queloide no local, sendo necessário tratamento.


Cuidados antes e depois do piercing:

A partir do momento em que você decide colocar um piercing, você se propõe a se expor a um mundo de bactérias. Por mais que pareça exagero, não é. Por isso existem pontos importantes que devem ser focados antes da colocação e depois da colocação de um piercing no nariz.

Verifique o estabelecimento

É extremamente importante que antes de colocar o piercing, você pesquise muito bem um estabelecimento renomado para a realização do furo. Lugares sujos e desconhecidos aumentam ainda mais o risco de contaminação por bactérias. Procure fazer com pessoas conhecidas, se não for possível, procure pessoas conhecidas que já realizaram o piercing e que não tiveram nenhum problema e vá até o estabelecimento. Não é porque você foi a um, que deverá fazer no primeiro. Verifique as condições e as instalações do lugar e certifique-se que tudo é esterilizado e que o profissional tem capacidade para fazer o piercing.

Escolha a jóia mais apropriada

Muitos estabelecimentos não colocam o piercing de argola de primeira. Normalmente, eles sugerem que a argola seja colocada após a cicatrização do piercing, o que acontece em 3 a 6 meses, dependendo da pessoa. Isso acontece porque a argola torna a cicatrização mais difícil por ter uma região de contato maior, ficando mais suscetível a batidas e lesões no local. Além disso, a forma da argola também não facilita a cicatrização, por isso não é a mais indicada. Existem controversas de que furar o nariz e utilizar a argola no período de cicatrização seria melhor, devido a facilidade durante a limpeza, o que é mais complicado com a outra jóia.

Limpeza frequente

Após furar o nariz e colocar o piercing, a limpeza frequente é necessária. Ao realizar o furo em um estabelecimento, você será orientado pelo profissional piercer a comprar uma pomada cicatrizante e um soro fisiológico para realizar a limpeza de até 3 vezes ao dia. É importante saber que a limpeza frequente e a utilização da pomada irá ajudar muito na cicatrização do seu piercing e evitar que haja uma infecção.
Esbarrões e hora de dormir
É importante ter muito cuidado com lugares muito cheios e com outras substâncias soltas no ar, como a fumaça do cigarro, por exemplo. Após furar o nariz, evite frequentar lugares cheios e que tenha alta concentração de fumaça de cigarro. Além de possíveis esbarrões, a fumaça acaba aumentando o risco de contaminação e infecção no local. Lugares assim devem ser evitados pelo menos nas primeiras semanas. Procure também ter cuidado no momento de secar o rosto após o banho. Muitas pessoas sofrem com piercing no nariz essas horas, pois a tendência é que o piercing se prenda à toalha, o que acaba lesando o local. A hora de dormir é sempre um problema. Evite dormir do lado em que fez o piercing, para evitar possíveis compressões que possam prejudicar a vascularização do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário